top of page

Nietzsche: o bigodudo que pensou a cultura e algo mais do que isso

Foto do escritor: WILSON ALVES DE PAIVA
WILSON ALVES DE PAIVA
23 de set.
8 min de leitura


Ele acreditava que a sociedade moderna produzia indivíduos domesticados, treinados para obedecer, trabalhar e repetir ideias prontas


Autor: Prof. Dr. Wilson Alves de Paiva


Primeiras palavras


A figura meio exótica do filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900) pode causar incômodo, seja por seu bigodão, seja pela famosa declaração de que “Deus está morto”, ou seja pelo jeito completamente fora da caixa com que escrevia — cheio de aforismos, metáforas e frases que parecem feitas para provocar crises existenciais às duas da manhã. Embora tenha praticamente transformado a filosofia num laboratório de explosões estilísticas, abusando das figuras de linguagem e desmontando padrões tradicionais de escrita, Nietzsche não escrevia “qualquer coisa”. Por trás da poética intensa existe rigor conceitual, densidade reflexiva e uma preocupação filosófica extremamente séria. No meio da explosão de ideias, que foi sua filosofia, uma figura chama a atenção: a do “filisteu da cultura”. Do que se trata?


Bem, muitos sabem que o povo filisteu ocupou a costa sudoeste de Canaã, e foi mencionado pela primeira vez por volta de 1208 a.C. em alguns textos egípcios, depois fartamente na Bíblia como inimigo de Israel. É óbvio que o filósofo não se referiu a essa etnia, pois em sua metáfora, o “filisteu” é o pseudo-intelectual — o sujeito que performa erudição, mas cuja relação com o conhecimento é superficial, dogmática e, muitas vezes, puramente teatral. É uma espécie de sofista em versão moderna: alguém que fala difícil, cita autores, frequenta ambientes acadêmicos e talvez até tenha um currículo gigantesco, mas cuja profundidade intelectual é comparável à de uma postagem motivacional de rede social. Na versão contemporânea, poderia ser aquele sujeito que aparenta dominar todos os assuntos, mas que repete fórmulas prontas, rejeita pensamento crítico e transforma o conhecimento em puro discurso de autoridade.


Nietzsche considerou o filisteu é exatamente o oposto do artista, do amigo das Musas, do homem verdadeiramente culto. Ele parece culto, mas despreza a ciência, ignora os clássicos e, talvez pior que tudo, tem alergia à liberdade de pensamento e à diversidade de opiniões. É o tipo de pessoa que fala o tempo inteiro sobre cultura, mas provavelmente estragaria qualquer conversa realmente inteligente em menos de cinco minutos, tentando impor sua opinião. Essa figura em sala de aula, é um desastre! Pois o resultado é parecido ao que outro alemão, Theodor W. Adorno, chamou de Halbbildung (semi-formação): uma educação incompleta, superficial e domesticada, em que o sujeito acumula informações, diplomas e frases sofisticadas, mas não desenvolve verdadeira autonomia intelectual nem capacidade crítica. É a formação do indivíduo que sabe repetir conceitos, mas não pensar; que consome cultura como quem coleciona produtos; e que transforma o conhecimento em aparência social. No fim, produz-se alguém tecnicamente instruído, porém espiritualmente raso — quase um “intelectual de vitrine”, pronto para impressionar em eventos acadêmicos e decepcionar profundamente em qualquer debate sério.


Quando Nietzsche começou a escrever sobre educação, na Alemanha do século XIX, ele já estava irritado com quase tudo o que via ao redor: escolas burocráticas, ensino mecânico, excesso de erudição vazia e uma cultura que, segundo ele, parecia elegante por fora, mas espiritualmente cansada por dentro. Para o filósofo, a educação havia perdido aquilo que deveria ter de mais importante: formar seres humanos fortes, criativos, sensíveis e capazes de pensar por si mesmos. Ele não estava preocupado apenas com conteúdos escolares. Seu problema era mais profundo. Ele acreditava que a sociedade moderna produzia indivíduos domesticados, treinados para obedecer, trabalhar e repetir ideias prontas. Em vez de formar espíritos livres, as instituições formavam especialistas cansados, intelectuais artificiais e pessoas incapazes de criar algo verdadeiramente novo. Por isso, ele defendia uma formação humana integral — algo que unisse corpo e espírito, arte e pensamento, disciplina e liberdade. A educação deveria cultivar a potência criadora do indivíduo, e não transformá-lo numa peça funcional da máquina social.


A crítica de Nietzsche ao ensino e à cultura


Nietzsche enxergava a escola de sua época como um lugar dominado pelo utilitarismo. O ensino estava cada vez mais voltado para formar trabalhadores eficientes e cidadãos obedientes ao Estado. O resultado disso era um empobrecimento cultural generalizado. Segundo ele, os estudantes aprendiam muitas informações, mas não aprendiam a pensar. Decoravam conceitos, repetiam fórmulas, acumulavam conhecimentos fragmentados e saíam da escola sem profundidade intelectual. Em outras palavras: muita informação, pouca formação. Qualquer semelhança é mera coincidência...


O filósofo também criticava o excesso de especialização. Para ele, o sujeito que sabe tudo sobre um detalhe microscópico do mundo, mas não compreende a vida, a arte ou a cultura, torna-se intelectualmente mutilado. É o típico acadêmico que escreve textos incompreensíveis, participa de congressos intermináveis e acredita sinceramente que um gráfico em PowerPoint é o ápice da civilização. Nietzsche considerava especialmente grave o abandono da formação estética e humanística. A arte, a música, a literatura e a filosofia clássica estavam sendo deixadas de lado em nome de uma educação técnica e acelerada. Isso significava, para ele, uma decadência cultural, um filisteísmo horroroso. Por isso que uma de suas expressões mais famosas é a de “filisteus da cultura”. O termo era usado para descrever pessoas que se consideravam cultas, mas que na verdade apenas imitavam modelos superficiais de cultura. O filisteu da cultura lê porque é elegante parecer intelectual, não porque ama o conhecimento. Frequenta ambientes culturais como quem exibe acessórios de luxo. Fala de arte sem sensibilidade artística. Opina sobre livros que nunca terminou. Hoje provavelmente teria perfil motivacional nas redes sociais, faria citações de autores que nunca leu e chamaria isso de “produção de conteúdo”.


E na opinião dele? Como deveria ser? Bom, Nietzsche não elaborou um método pedagógico fechado nem criou um manual de didática. Sua preocupação era outra: pensar que tipo de ser humano a educação estava produzindo. Por isso, ele valorizava o conceito alemão de Bildung, isto é, formação humana. Educar não seria apenas transmitir conhecimentos, mas cultivar o indivíduo como uma obra em construção. Nesse sentido, o educador teria uma função decisiva. O bom professor não é aquele que despeja conteúdo nos alunos, mas aquele que desperta forças criadoras. Ensinar seria estimular o estudante a desenvolver suas próprias potencialidades. Por isso que ele admirava educadores capazes de cultivar disciplina intelectual sem destruir a individualidade dos jovens. O problema da educação moderna, segundo ele, era justamente produzir uniformidade: todos aprendem as mesmas coisas, da mesma forma, no mesmo ritmo, como se seres humanos fossem produtos fabricados em série. Contra isso, o filósofo defendia o cultivo da singularidade. Cada indivíduo deveria tornar-se aquilo que é. Essa famosa ideia nietzschiana não significa “seguir qualquer impulso”, mas realizar um intenso trabalho de autoconstrução.


A importância da linguagem e da escrita


Nietzsche tinha formação em filologia, área dedicada ao estudo das línguas e dos textos clássicos. Por isso, dava enorme importância à linguagem. Pois, ele acreditava que a crise cultural da Alemanha também aparecia na decadência da escrita e da fala. Os jovens escreviam mal, pensavam mal e se expressavam de forma superficial. E isso não era um detalhe técnico: era um sintoma da pobreza intelectual da época. Imaginem se ele vivesse nos dias atuais! Nem quero imaginar... continuemos: Para Nietzsche, aprender a escrever bem exigia disciplina, leitura cuidadosa e domínio da língua materna. O estudante precisava desenvolver sensibilidade com as palavras. Ele criticava duramente a linguagem jornalística superficial e o excesso de informação rápida — crítica que hoje parece quase profética. Em tempos de redes sociais, textos instantâneos e opiniões produzidas em escala industrial, Nietzsche provavelmente teria um colapso nervoso ao abrir certos comentários da internet, ao ouvir o uso da língua nos dias atuais, pois como filólogo, ele sabia valorizar a língua em sua estrutura clássica. Fico a imaginar o que diria de tantos revisionismos, vulgarismos e fenômenos desconstrutivos e ideológicos, como o da malfadada linguagem neutra.


Mas sua crítica não era elitista no sentido vulgar. O que ele defendia era a formação de indivíduos capazes de pensar com profundidade, argumentar, interpretar e criar. Para tanto, acreditava que a cultura autêntica nasce da criação artística e da capacidade humana de transformar a vida em algo mais elevado. Por isso, a arte tinha papel fundamental em sua visão educacional. Música, teatro, literatura e filosofia não eram “disciplinas decorativas”, mas instrumentos de formação espiritual. A educação deveria aproximar os indivíduos das grandes obras da humanidade, não apenas para acumular referências culturais, mas para ampliar a experiência da existência. Ao olhar para a Grécia antiga, Nietzsche via um modelo de cultura capaz de unir arte, pensamento e vida. Não se tratava de copiar os gregos literalmente, mas de recuperar uma formação que produzisse intensidade criadora. Segundo ele, uma sociedade obcecada apenas por utilidade, lucro e produtividade inevitavelmente empobrece culturalmente.


Podemos dizer que suas críticas são atuais? Deixemos o ranço que muitos têm contra ele e analisemos o quão surpreendentemente atuais são suas ideias. Muitas escolas e universidades ainda enfrentam problemas semelhantes: excesso de burocracia; ensino mecânico; perda da formação humanística; estudantes desinteressados; professores desmotivados; valorização exagerada da produtividade; cultura reduzida a entretenimento rápido; etc. Além disso, cresce uma lógica educacional baseada apenas em desempenho técnico e mercado de trabalho. Aprende-se para produzir, competir e consumir. Quase nunca para compreender a si mesmo, desenvolver sensibilidade ou cultivar pensamento crítico, para além da formação técnica — que é necessária. Nietzsche não era contra a formação para o trabalho, mas provavelmente diria que vivemos uma época de excesso de informação e escassez de profundidade, além de uma vasta lacuna de cultura.


Finalizando


Nisso, sua filosofia continua provocadora porque recusa soluções simplistas. Ele não acreditava em educação massificada capaz de resolver magicamente todos os problemas sociais. Também desconfiava de modelos pedagógicos excessivamente paternalistas. Até porque ele enxergava a educação como parte de um grande projeto cultural. Para ele, uma sociedade revela seu verdadeiro estado espiritual pela forma como educa seus jovens. Quando a educação se reduz à utilidade imediata, à repetição mecânica de conteúdos e à adaptação passiva ao mercado, a cultura entra em decadência. Surgem então os “filisteus”: pessoas aparentemente instruídas, mas incapazes de criar, pensar profundamente ou transformar a vida em algo significativo.


Portanto, meu amigo, cuidado com os filisteus! Eles normalmente chegam bem vestidos, armados com meia dúzia de citações de efeito, um vocabulário exageradamente sofisticado e uma confiança completamente desproporcional ao que realmente sabem. Falam muito sobre cultura, inovação, pensamento crítico e “transformação social”, mas entram em colapso intelectual diante da primeira pergunta minimamente profunda. São especialistas em parecer profundos sem correr o risco de pensar de verdade. No ambiente acadêmico, sobrevivem à base de jargões, PowerPoints infinitos e um talento quase sobrenatural para transformar qualquer conversa interessante num seminário cansativo de três horas. Nietzsche provavelmente diria que eles representam a grande tragédia da modernidade: gente cheia de informação, currículo e opinião… mas espiritualmente do tamanho de um tutorial motivacional do LinkedIn.


Para concluir, voltemos à frase que geralmente causa tanta celeuma: “Deus está morto”. Ao escrever essa frase, ele não quer dizer literalmente que a divindade judaico-cristã havia morrido. A frase significa que os fundamentos religiosos e metafísicos que sustentavam a cultura europeia perderam força e credibilidade na modernidade. E aí mor ao perigo: sem Deus, o que colocamos no lugar? Sem fundamentos absolutos, existe o risco de vazio existencial, perda de sentido e decadência cultural.


Entendeu? Nietzsche era, de fato, ateu. Mas seu pensamento vai muito além de simples negação religiosa. Ele queria entender as consequências culturais, morais e existenciais de um mundo sem fundamentos transcendentes. O que permite uma leitura diferente da obra desse filósofo, principalmente a quem é religioso: Paradoxalmente, embora tenha sido um crítico feroz do cristianismo institucional, sua filosofia pode servir justamente como uma espécie de “teste de autenticidade” para a experiência religiosa. Ou seja: ele provavelmente teria um ranço monumental dos “filisteus religiosos” — aqueles que performam santidade, acumulam frases prontas, transformam a fé em espetáculo moral e confundem profundidade espiritual com autoridade social. Gente que conhece doutrina, mas não conhece silêncio; que fala muito de Deus, mas talvez nunca tenha experimentado espanto, beleza ou verdadeira transformação interior, pois sua crítica parece menos dirigida à experiência do sagrado em si e mais à domesticação institucional da transcendência.


É quase irônico, não é? O homem que anunciou a “morte de Deus” acabou ajudando muita gente a pensar Deus de maneira menos automática e menos superficial. Portanto, o resgate da cultura em sua dimensão mais profunda, como queriam os gregos antigos; a busca do conhecimento interior, algo que Sócrates já admoestava; e a abertura à possibilidade da transcendência talvez exijam justamente o contrário daquilo que Nietzsche mais criticava: menos dogmatismo, menos performance moral e menos “filisteísmo espiritual”. Porque uma religião sem vivência real vira superstição elegante; uma cultura sem profundidade vira entretenimento sofisticado; e uma educação sem alma acaba formando especialistas altamente treinados para operar planilhas, produzir relatórios e fazer apresentações em PowerPoint… enquanto permanecem existencialmente perdidos às três da manhã, olhando para o teto e tentando descobrir por que nada parece realmente significativo.

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page